O estilo oversized vem ganhando espaço e adeptos cada vez mais. Contudo, não é de hoje que essa moda revela seus atributos, mas há anos conquista o mundo com sua performance ousada, elegante e despojada.
Oriundo do streetwear, o oversized chama a atenção por misturar conforto com estilo. Ele se adequa a distintas ocasiões.
Porém, você sabe como montar um look oversized? Não pense que é só vestir uma camisa com uma modelagem mais larga e uma calça com uma proporção maior que seu corpo, hein? Cuidado!
Looks oversized também pedem atenção e precisam estar adequados ao seu corpo e ambiente. Quer saber como?
Mas antes vamos descobrir um pouco sobre onde e como surgiu o oversized.
Veja também no nosso blog – Streetwear: conheça a moda que virou estilo de vida
Conheça a história do oversized
Segundo relatos históricos, na década de 20, a estilista Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida como Coco Chanel, introduziu peças do vestuário masculino na moda feminina. Desde então, apesar da inovação ser espantosa, o público passou a adotar o visual.
As modelagens feitas por Coco Chanel foram inspiradas nos ternos e calças masculinas. Para as mulheres, o modelo apresentava um shape maior que o padrão, visto que as roupas justas, bem acinturadas, como os espartilhos, eram o mais comum na época.
Mas foi a partir das décadas de 80 e 90, que a moda oversized emplacou de vez. Estes períodos foram considerados como os anos do exagero, já que nesta era “startou” os cabelos armados, as ombreiras extravagantes e as cores fortes predominavam. Ou seja, tínhamos o ambiente ideal para o oversized fazer seu nome.
De lá para cá, o estilo marcou as passarelas com suas peças extra large e passaram a fazer parte do guarda-roupas dos homens como elemento coringa para aqueles dias que pedem um look mais comfy e estiloso, já que a moda oversized também é sinônimo de liberdade.
Porém, como será que os looks oversized se encaixam no nosso dia a dia atualmente? Continue a leitura para saber mais.
Como montar looks oversized
Ao montar um look oversized é preciso bastante atenção. A composição inteira precisa conversar entre si. Mesmo que a parte de cima e a de baixo sejam feitas em uma modelagem larga, ainda assim elas necessitam de harmonização juntamente com os calçados e acessórios.
Lembrando que o oversized é distinto do estilo longline. Uma peça longline é mais longa e pode se estreitar mais nas laterais, além de ser mais seca. Já o oversized tem a tendência de ser mais amplo, com mais folgas nas laterais e suas mangas se destacam por serem maiores como se o tecido estivesse sobrando.
Algo é certo: o oversized sempre dará a aparência de que você está usando um ou dois tamanhos maiores do que sua medida padrão.
Agora, vamos te dar algumas dicas de como montar seu look oversized sem erros.
Fonte: Pinterest
As camisetas oversized são as peças mais comuns e popularizadas nesse estilo. Elas podem variar no comprimento, largura das mangas, tipos de golas, sejam altas ou baixas, e ainda se encaixam facilmente no que você optar por usar na parte de baixo. As camisas podem ser combinadas facilmente com bermudas de moletom, jeans, calças sociais mais justas ou jogger.
Abaixo, confira uma combinação de camiseta oversized com uma calça jeans destroyed.
Fonte: Pinterest
Cuidados para não errar no oversized!
Preste atenção no seu tamanho. Não é porque o oversized está fora do padrão de modelagem que você deve usar um tamanho que não é seu. Para os baixinhos e gordinhos, possivelmente, o estilo oversized cause um efeito negativo para a silhueta, já que dará a impressão de que a pessoa é menor do que realmente é.
Isso ocorre pelo fato da barra das camisetas, jaquetas e agasalhos serem mais compridas, chegando a passar da linha da cintura. Então, você, meu amigo homem, se deseja parecer mais alto, é melhor evitar ou ter muito cuidado ao usar seu look oversized por aí.
Mas sempre vale a pena testar e avaliar como você fica diante do espelho!
Fonte: Pinterest
Acima você confere uma dica para os que amam misturar a alfaiataria com o ar mais casual do oversized. Observe que o colar casa bem com o look, além das botas. Lembrando que mesmo em casos assim, um tênis também cai muito bem mantendo uma linha mais descolada e jovial.
Uma dica, rapaziada! Nos looks oversized, nada de usar acessórios chamativos. Eles precisam ser mais discretos, apenas servindo como um ponto de harmonização ao look.
Experimente utilizar colares e pulseiras em metal. Para os que amam entrar de fato no streetwear, temos os bonés que podem passar uma informação com mais atitude ao seu look, sendo perfeito para os amantes dos esportes de rua.
Portanto, vimos que o oversized conquistou o mundo da moda e agora é sucesso no universo masculino. Aos poucos, inclua as peças no seu dia a dia e veja se elas caem bem com sua personalidade e shape.
Para utilizar esse estilo, apenas tenha cuidado em fazer as combinações certas e não esqueça de aderir as dicas que te passamos neste post.
E aí, gostou das sugestões? Se precisa de uma consultoria especializada, fale conosco.
O Estúdio Gioia disponibiliza serviços de mentoria e desenvolvimento de plano de ação para promover e desenvolver o seu negócio.
Até mais!